Club de
Manoel Ribas

Mensagen do Presidente 2015/16

     No início do ano rotário em julho de 2015, achei que iria demorar em chegar ao final, e hoje vejo que o ano passou muito rápido. Trabalhamos muito, também confraternizamos muito, e o resultado desse ano que se finda hoje foi para mim o maior presente que já recebi a amizade e companheirismo que eu e minha família conquistamos, algumas delas chegaram a ficar tão próximas que consideramos pessoas da família, isso jamais teria acontecido se não fosse a prática da filosofia Rotária. Portanto, quero agradecer, em nome de minha família, todos os companheiros e companheiras que me auxiliaram neste ano rotário, agradecer a Deus por ter me oportunizado essa maravilhosa experiência, confesso a todos, foi uma das melhores experiências já vividas em minha vida. Foi um ano intenso de trabalho na arte de servir, de praticar o bem, e na maioria das vezes sem saber a quem. Encho-me de orgulho ao saber que faço parte de uma organização que é responsável pela erradicação da Poliomielite em quase todo o mundo (faltando apenas 2 países para ser confirmada a erradicação), que trabalha muito ajudando matar a fome e sede em países subdesenvolvidos, que está sempre lutando para fomentar a compreensão e as relações amistosas entre os povos do mundo.

Meu ano passou minha vez já foi, mas eu e minha família continuaremos ligadas ao Rotary de Manoel Ribas ao Rotary Internacional pelo cordão umbilical da solidariedade e da compaixão ao próximo, sempre com o objetivo de melhorar nosso povo através do ideal de servir. (com esse pensamento tenho a certeza que seremos parte desta melhora e usufruiremos deste bem, nem que sejam nossos netos, mas seremos beneficiários, acredito que um gesto de bondade ecoa no tempo e os frutos poderão ser colhidos anos depois, sem ao menos imaginarmos que fomos nós os responsáveis. Imaginem darmos condições de estudo a uma, pessoa através de um projeto da fundação rotário ou reflexo do projeto, ou um intercâmbio de jovens para outro país, (e essa pessoa, por exemplo, forma-se em medicina, e um dia, por bondade do destino vem a salvar a vida de nosso filho ou neto). Isso companheiros (a), não raramente acontece mundo a fora.... Diante deste pensamento, eu pergunto porque não apoiar o Rotary??? Porque não gostar da instituição??? Talvez por não conhecê-la, ou por falta de compaixão e amor ao próximo.

O ano foi cheio de compromissos prazerosos desenvolvidos pelo nosso Clube, posso a destacar alguns deles:

- Trabalhamos na campanha de vacinação da Poliomielite auxiliando o Município na vacinação de mais de 300 crianças, onde doamos bexigas e balas para as crianças, com o intuito de confortá-las após as gotinhas;

- Recebemos a visita do governador Werner no mês de agosto e cumprimos a meta de empossar pelo menos um rotariano, ocasião em que empossamos quatro novos companheiros;

- No dia das crianças, em parceria com o Moto Clube Rota 466, promovemos um dia especial para as crianças abrigadas, com doação de brinquedos e roupas, além de sanduíches, doces, bolos e refrigerantes;

- Realizamos no mês de setembro nosso tradicional Baile do Rotary em prol a construção do lar do idoso, com recorde de arrecadação, graças a ajuda e o trabalho de todos os rotarianos em especial ao Presidente do Lar do Idoso, o companheiro Valdemar, sua esposa e companheira Eliane e o recordista em angariar colaboradores, o companheiro Leonardo;

- No mês de Outubro, em comemoração à primavera, realizamos em parceria com o Município de Manoel Ribas o 1º passeio ciclístico, com a participação de mais de 200 ciclistas inscritos, tivemos também apresentação de manobras radicais de ciclistas profissionais, isso tudo aconteceu graças aos companheiros,  Adilson Scendick e o companheiro Vagner Penques, que coordenaram o evento e não mediram esforços para a realização.

- No mês de dezembro, relembrando os velhos tempos, o Rotary realizou o Baile do Hawai, que proporcionou uma noite agradável e descontraída aos rotarianos e convidados.

- No mesmo mês o Rotary participou da Campanha Papai Noel dos Correios e ajudou a realizar sonhos doando brinquedos a diversas crianças, por isso, agradeço a Josiane Rech, esposa do companheiro Anderson por ter organizado a campanha, este gesto de amor e carinho rendeu ao Clube um certificado de participação na Campanha dos Correios.

- No mês de maio realizamos a Costelada do Rotary, que já está se tornando um evento tradicional do Clube, sucesso total com a participação de praticamente todos companheiros rotarianos.

- Nos mês de Maio e Junho, realizamos o Projeto Justiça e Cidadania também se Aprende na Escola, criado pela Associação dos Magistrados do Brasil, incentivado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Este projeto foi executado pela Juíza da Nossa Comarca, Dra. Amanda Vaz Cortezi, e organizado pela secretaria de Educação e Rotary Clube, ocasião em que o Rotary doou 10 exemplares da constituição federal às escolas Municipais para serem usadas no desenvolvimento do projeto. O mais interessante desse projeto é que poderá ser desenvolvido todos os anos com alunos do 5º período da rede Municipal.

- Por fim, conseguimos dar início ao Projeto Karatê Social, em que o Rotary Clube de Manoel Ribas disponibiliza para a Rede Municipal de Ensino, através da Secretaria de Educação 10 Bolsas para treino, no valor de R$60,00 cada uma, que beneficiará principalmente crianças de 5 a 12 anos de idade que possuem dificuldade no rendimento escolar ou que seja portador de algum tipo de transtorno, tais como: Déficit de atenção ou hiperatividade. Esse projeto foi iniciado no mês de junho com a participação e empenho efetivo dos Companheiros Valdemar, Nilto Jumes e o novo presidente, o companheiro Marcelo Urbano.

Além destes trabalhos mencionados, ainda ajudamos várias entidades deste Município, em seus eventos, por exemplo:

- Doação no Valor de R$1100,00 reais a ARA - Associação de Recuperação do Alcoólatra, em bazar beneficente realizado pelo Companheiro Fernando Mauro Soster e Família, com o apoio irrestrito da Igreja Católica, através do nosso querido Padre Avelino.

- Venda de convites para a realização de café colonial - Cafecão em benefício aos cuidados com os cachorros de rua.

- Venda de pizzas para a Escola Rotariana APAE;

- Venda de convites para Associação SOS Animal para a realização do primeiro café cãolonial - com a finalidade da renda ser revertida ao trabalho exemplar que a associação vem promovendo com a castração e cuidados com os cachorros de rua.

- E, por último na venda de convites para a tradicional feijoada da APAE.

Realizamos um trabalho de expansão do quadro associativo que deu muito certo, aumentamos próximo a 40%, nosso quadro de companheiros, ou seja, passamos de 25 rotarianos para 35. e no próximo mês teremos a posse de mais 2 novos companheiros. Nossa casa da amizade é igual coração de mãe, para praticar o bem sempre cabe mais um....

Nosso clube está renovado, pujante e entusiasmado com a arte de servir. Graças a esse entusiasmo que recebi o título de Companheiro Paul Harris do distrito 4.640. Dentre 56 Municípios e 107 Clubes, fui selecionado pela Equipe distrital e pelo Governador Werner. Esse reconhecimento eu devo a cada um dos companheiros, em especial à minha esposa, Aline Micheli que me apoiou e auxiliou-me durante todo o ano rotário, muitas vezes deixou de curtir o amor e o carinho de nossa filha a pequena Maria Clara para se dedicar ao Rotary, dando de si, antes de pensar em si.

Por isso companheiros e companheiras, não posso deixar de enaltecer, e agradecer a importância de cada companheiro de cada companheira nessa caminhada do servir, todos deram de sí antes de pensar em si, todos praticaram o bem sem saber a quem, todos são um verdadeiro presente para o mundo. EM MEU NOME E EM NOME DA MINHA FAMÍLIA, O NOSSO MUITO OBRIGADO.

 

ELON SOARES

Presidente 2015/2016.

 


Elon Soares
Presidente do Rotary Club de Manoel Ribas 2015/2016

Reuniões Quartas-Feiras | 20:00
AVENIDA SERGIPE ,98

Localizar site dos clubes