24 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DE COMBATE À PÓLIO
por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago
O Dia Mundial de Combate à Pólio foi estabelecido pelo Rotary International há mais de uma década para comemorar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu a vacina contra a poliomielite. Nos últimos cinco anos, o Rotary tem realizado eventos especiais em celebração à data para aumentar a conscientização pública sobre a importância de terminarmos o trabalho.
Por que realizar um evento ou atividade em comemoração ao Dia Mundial da Pólio?
- Aumentar a conscientização pública sobre o papel do Rotary na erradicação da poliomielite
- Promover arrecadação de fundos para o Pólio Plus
- Destacar a importância de terminarmos o trabalho
- Incentivar o engajamento da comunidade
- Obter o apoio de outras organizações e agências governamentais
Fatos sobre a Pólio:
- A pólio afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade
- Não há cura para a pólio, mas ela pode ser prevenida por meio da vacina
- A doença continua endêmica em apenas três países: Paquistão, Afeganistão e Nigéria
- Desde 1988, reduzimos em 99,9% o número de casos da doença em todo o mundo
- Se a pólio não for completamente erradicada, ela poderá se alastrar novamente e causar 200.000 novos casos dentro de 10 anos
- O Rotary e seus parceiros já imunizaram mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro
Tendo em vista a informação do Ministério da Saúde da existência de várias cidades brasileiras com taxa vacinal abaixo de 50%, a família Rotária de Foz do Iguaçu/PR iniciou uma campanha de divulgação e conscientização da importância ao combate da pólio.
Em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal e empresas privadas, realizou visitas em todas as escolas infantis colacionando adesivos nos cadernos da criançada, conversou com os pais e professores da importância da vacina nas crianças menores de 5 anos, adesivou ônibus urbanos, divulgou nas mídias sociais e digitais, dentre outros meios de comunicação.
A campanha iniciou no dia 06 de agosto e persiste até a presente data, onde constatou a taxa vacinal em 95%, está é a porcentagem que a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo atingiu em Foz do Iguaçu, com a ajuda do Rotary.
Para somar, a família Rotária de Foz do Iguaçu, continua a campanha com realização de palestras, eventos e arrecadação para ajudar na aquisição de vacinas contra a pólio, cujo custo é de US$ 0,60 para cada vacina.
Seja a Inspiração no Combate à Pólio.






