24 de Outubro Dia Mundial de Combate à Pólio
por Rotary Club de Cascavel-Leste
Em Outubro, é lembrado o Dia Mundial contra a Pólio, na luta pela erradicação no mundo. A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto contagiosa aguda, causada por um vírus, de gravidade extremamente variável e, que pode ocorrer sob a forma de infecção. Embora ocorra com maior freqüência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.
Para erradicação desta doença precisamos da sua ajuda, da ajuda de todos, pois falta pouco para o mundo ficar livre desta doença. O Rotary está comprometido nesta causa, oferecendo apoio aos países para o combate desta doença.
O Brasil foi um dos primeiros países a erradicar a poliomielite com campanhas de vacinação. Anualmente, o Ministério da Saúde realiza essas campanhas contra a poliomielite, em parceria com Estados e Municípios. No mês de Agosto desde ano, nós do Rotary Club de Cascavel Leste e os demais Clubs da cidade, apoiamos a Secretaria da Saúde de Cascavel na campanha contra a Pólio e o Sarampo. Foi uma campanha gratificante onde levamos informações nas escolas e creches Municipais. Foi feito panfletagem e divulgação sobre a importância da vacinação e no dia D da Vacinação. Os rotarianos estiveram nas unidades de saúde apoiando a campanha.
"Vale ressaltar que não existe tratamento para a poliomielite" a prevenção acontece pela vacinação, que protege contra os três sorotipos do poliovírus que provoca paralisia.
Mais de um milhão de rotarianos doam tempo e recursos pessoais para ajudar a eliminar a Pólio. Todo ano, centenas de associados trabalham com agentes da saúde para vacinar crianças em países afetados pela doença. Eles também colaboram com os demais parceiros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio na organização e disseminação de comunicados em massa para aqueles isolados em decorrência de conflitos, situação geográfica ou pobreza. Além disso, recrutam voluntários, ajudam a transportar vacinas e fornecem o apoio logístico necessário.
Nós queremos acabar com a paralisia infantil e você?






