Doação de 232 Quilos de Peixe Surubi
por Rotary Club de Foz do Iguaçu
No dia 24/10/2018, por volta das 16hs, Policiais Militares Ambiental do Grupo Selva, da 5ª Companhia de Polícia Ambiental apreenderam 232 quilos de Peixe Surubim do Iguaçu próximo a Trilha das Bananeiras, situada no Interior do Parque Nacional do Iguaçu, os quais estavam com duas pessoas que receberam voz de prisão por, em tese, terem infringido os dispositivos legais concernentes a “causar dano direto a unidade de conservação”. A espécie está na lista Oficial do Ibama por estar ameaçada de extinção (Portaria 445/14 –MMA).
Ato contínuo, condicionado a necessidade de laudo técnico para possível consumo, a Policia Militar Ambiental doou a referida carga para o Rotary Club de Foz do Iguaçu.
Submetida a avaliação e análise das condições biológicas e sanitárias por um Biólogo e uma Engenheira Ambiental, para possível doação para instituições filantrópicas para consumo humano, onde sugeriu-se o congelamento abaixo de –15° C da referida carga de peixe, por pelo menos 12 horas para eliminar qualquer vestígio de contaminação por bactérias para então somente ser destinada a doação para consumo humano.
Considerando o laudo positivo quanto ao posterior consumo da carga recebida, o Rotary Club de Foz do Iguaçu, recebeu a doação e em sequência, doou todos os peixes, nas especificações descritas, ao LAR DOS VELHINHOS DE FOZ DO IGUAÇU.
Os danos causados ao meio ambiente, retirando espécie em extinção de seu habitat natural, são irreversíveis e o Rotary Club de Foz do Iguaçu lamenta que tal ação tenha ocorrido, entretanto, a doação consciente da carga apreendida, visando o bem comum, considerando a irreversibilidade do ato pré ocorrido é um ato de Inspiração ao mundo. Fazer o bem!
Seja a Inspiração! O Rotary Club de Foz do Iguaçu parabeniza a Polícia Militar Ambiental do Estado do Paraná, por estar constantemente ajudando na preservação das espécies e no combate aos crimes e contravenções que denigrem o maior bem da humanidade.






