A Nossa História
por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago
O embrião rotário inicia em 1.900, com a visão extraordinária de um advogado, Paul Percy Harris, em recriar o conceito de amizade em Chicago, a segunda maior cidade dos Estados Unidos da América.
A primeira reunião do que seria posteriormente o Rotary Club de Chicago aconteceu em 23 de fevereiro de 1905 com a presença de Paul Harris e seus três amigos.
O primeiro e principal pilar do surgimento do Rotary foi a amizade e companheirismo.
A palavra Rotary surgiu do rodízio das reuniões nos escritórios dos amigos de Paul Harris.
O segundo homem de visão do Rotary foi Arch Klumph, que ao doar U$26,50 inicia a Fundação Rotária em 1917, o pilar financeiro dos projetos para ajuda humanitária.
Em 1979 inicia o programa PolioPlus nas Filipinas, onde mais de 40% da população infantil era assolada pela doença da paralisia infantil. O Dr. John Sever foi o rotariano responsável pelo início do sucesso do que seria um dos mais importantes trabalhos humanitários do Rotary em todos os continentes até a presente data.
O Rotary recebeu em 09/04/1945 pelo secretário de estado americano, o convite para ingressar na ONU - Organização das Nações Unidas. Hoje o Rotary tem cadeira cativa e reconhecimento pela iniciativa global de erradicação da pólio em 99% dos casos no mundo.
A chegada da organização Rotary Internacional no Brasil foi marcada pela admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em 28/02/1923.
O presidente Médici promulgou a Lei 5.575 em 17/12/1969 reconhecendo os Rotary Clubs de utilidade pública, cuja lei permanece válida há quase cinquenta anos.
O legado deixado por Paul Harris faz 114 anos fazendo o bem, cujos pilares permanecem inalterados e totalmente sólidos através dos mais de 1,2 milhão de associados em todos os continentes, servindo a humanidade, promovendo a paz através do servir e erradicando a poliomielite.
Assim seja.
Cláudio Gilardi Britos - Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago
Seja a Inspiração através dos 114 anos do Rotary.






