Momento de Reflexão 114 Anos do Rotary

por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

"Aqui estão os loucos, os desajustados, os rebeldes, os encrenqueiros, os círculos encaixados no espaço do quadrado… Os que veem as coisas de um modo diferente – eles não gostam de regras e eles não tem respeito pelo status quo… Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los, mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los.  Por que eles podem eles mudas as coisas… Eles empurram a raça humana para frente e enquanto alguns os enxergam como loucos, nós enxergamos gênios, porque as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são as que realmente mudam.. “ - Steve Jobs

 

Há 114 anos se iniciou um movimento de loucos, com apenas 4 malucos que foram inspirando e contagiando outros que, por sua vez, somaram suas loucuras e transformaram o Rotary International no que é hoje: uma instituição com a missão de servir ao próximo, difundir a integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes empresariais, profissionais e comunitários.

 

Mais de um século depois, somos 1.200.000 companheiros compartilhando deste mesmo objetivo. Podemos ser citados, criticados ou elogiados mas com certeza não podemos ser ignorados. O mundo não pode ignorar nossa luta contra a poliomielite, nossos projetos humanitários, tampouco as vidas que transformamos  através dos nossos intercâmbios, projetos e iniciativas.

 

Companheiros! Não podemos ignorar o protagonismo da nossa própria história. Somos testemunhas de que uma ideia, mesmo de uma só pessoa, pode florescer, inspirar outros e se tornar realidade em um âmbito muito maior do que o pensado inicialmente. Foi assim com o Rotary, e foi assim com muitos dos nossos grandes projetos.

 

Isso nos leva a refletir sobre nosso papel individual dentro da instituição. Não podemos cair na falácia mascarada de sensatez, de que uma pessoa sozinha não pode transformar a realidade. Até mesmo no Rotary, em um ambiente repleto de líderes, vemos que há um número mais restrito de loucos. Estes loucos acreditam que podem fazer tudo, que tudo é possível, se deparam com realidades que não suportam conviver e mirabolam planos e projetos para transformar isso em algo melhor para todos. Eles fazem isso várias e várias vezes, e na maioria das vezes falham. E por isso são conhecidos como loucos. Mas eventualmente acertam, e coisas magníficas acontecem. Nesses 114 anos coisas extraordinárias como a Fundação Rotária, a própria metodologia de funcionamento do Rotary e vários projetos e iniciativas aconteceram. A verdade é que são estes loucos os maiores responsáveis por tudo que construímos. A grande maioria, e me incluo nela, assiste de perto e ajuda na medida do possível a operacionalizar e viabilizar o projeto.

 

Companheiros, meu convite esta noite é para que abracemos nossa loucura. Que mais do que líderes em nossa comunidade, sejamos loucos sonhadores. O Rotary e o mundo precisam disso. Se muita coisa já foi feita e construída antes de nós, imaginem o que pode ser feito somando nossa loucura junto. Que através disso sejamos a inspiração para muitos outros e conectemos todos esses loucos por um mundo melhor.

 

E que venham os próximos 114 anos!

 

Assim seja.

Bruno Chamorro

Rotaract Club de Foz do Iguaçu-Terra das Águas

Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Fotos

Localizar site dos clubes