Palestra “Diagnóstico e prevenção do câncer” acontece quinta-feira em Marechal Rondon

por Rotary Club de Marechal Cândido Rondon-Guarani

A cada 12 minutos, em média, um novo caso de câncer é registrado no Paraná, aponta o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A fim de alertar sobre a importância da prevenção e os cuidados com a saúde, o Rotary Club de Marechal Cândido Rondon Guarani promove a palestra “Diagnóstico e prevenção do câncer”, com o diretor de Relações Públicas do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), Wilson Riedlinger.

O evento acontece nesta quinta-feira (25), às 19h30, no auditório Ecos da Liberdade, na Igreja de Deus, em Marechal Rondon. O Coro Canta Horizonte abre a programação, que segue com a divulgação do projeto Tricotando pela Vida, iniciativa que já distribui mais de mil peças de inverno nas três edições realizadas. Logo após, será dado início a palestra. Conforme a diretora de Projetos do Rotary Guarani, Justina Fátima Thomaz Metzner (Tina), uma das responsabilidades como rotarianos é ajudar a comunidade. “Percebemos que a cada dia têm novos casos de câncer e cada vez mais próximos da gente, essa palestra irá tratar do quanto é necessário às pessoas estarem atentas aos sinais do corpo, a importância do diagnóstico precoce e do quanto a prevenção pode salvar vidas”, frisa Tina.

Além de levar conhecimento sobre os variados tipos de câncer, cuidados e prevenção da doença, o evento também será um momento de conhecer a Uopeccan, os tratamentos oferecidos, os serviços prestados, bem como o caminho para ser atendido no hospital. “Muita gente ainda desconhece que existe a Uopeccan, que o hospital atende pelo SUS e a variedade de serviços oferecida, então essa é uma oportunidade de nós, como rotarianos, junto com a comunidade fazermos conhecermos mais sobre o hospital, bem como fazer algo pelo próximo”, afirma Tina.

Ingressos
Conforme os organizadores, a procura é grande para assistir a palestra. O auditório onde o evento será promovido tem capacidade para receber em torno de 1.400 pessoas. Os ingressos podem ser adquiridos ao valor de R$ 10, com os companheiros do clube ou nos pontos de vendas: Adapar, Escritório Contábil Rondon, La Feme, Loja Silva, Marcelo Uniformes, Ótica Da Visão, Raport Comunicação Visual e Sandra’s Confecções. Também é solicitada a doação voluntária de uma caixa de leite para auxiliar a Casa de Apoio da Uopeccan.

Palestrante
Assessor de Relações Públicas Distrital do Rotary International, Wilson possui uma vasta experiência ministrando palestras informativas de prevenção ao câncer nos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, e nos países do Mercosul. Graduado em Ciências Econômicas (UEL), técnico em Comunicação com habilitação em Publicidade (UEL), Administração de Empresas/Vendas (Univel) e pós-graduado em Marketing (FGV), Wilson é um dos sócios fundadores do Uopeccan.

Sobre a Uopeccan
Referência em serviços especializados no tratamento do câncer e doenças hepáticas, a Uopeccan conta com dois complexos hospitalares no Paraná. Em Cascavel, a unidade possui uma área com mais de 10 mil m², abrangendo hospital, Casa de Apoio e Núcleo Solidário. São 130 leitos, Unidade de Terapia Intensiva adulto e infantil com 10 leitos e equipamentos de suporte a vida de última geração, centro cirúrgico com cinco salas totalmente equipadas que permitem a realização de procedimentos operatórios de qualquer complexidade, unidade exclusiva para o tratamento do câncer infanto-juvenil, Programa de Residência Médica em Cancerologia Clínica e Cirúrgica, Transplante de Medula Óssea e um dos mais sofisticados tratamentos de radioterapia do país. É umas das poucas instituições do Sul do Brasil que possui em sua equipe multiprofissional, médicos especialistas no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e única do interior do Paraná que é habilitada e credenciada para realizar transplante de fígado.

Em Umuarama, a Uopeccan presta atendimento para oncologia e também é hospital geral para algumas especialidades. São 215 leitos, 20 leitos de UTI, nove salas cirúrgicas e a Casa de Apoio ao paciente de câncer, que conta com 60 leitos, em uma área construída de 18.183,37 m².

Na Uopeccan são realizados atendimentos particulares através das operadoras de planos de saúde e pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Pela qualidade dos serviços de saúde prestados, desde 2016 o hospital é certificado com o Selo da Organização Nacional de Acreditação.

Localizar site dos clubes