Rotary Club de Palmas PR recebe selo ODM
A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou no ano 2000 a Cúpula do Milênio, que estabeleceu oito iniciativas para melhorar as condições sociais e ambientais da humanidade e tornar o mundo melhor e mais justo até 2015. Essas iniciativas ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma plataforma de desenvolvimento humanista apoiada por líderes de todas as nações, inclusive o Brasil. Os oito objetivos são:
1. Acabar com a fome e a miseria. 2. Educação básica de qualidade a todos. 3. Igualdade entre sexos e igualdade entre as mulheres. 4. Reduzir a mortalidade infantil. 5. Melhorar a saúde das gestantes. 6. Combater a AIDS, a Malária e outras doencas. 7. Qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente. 8. Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.
De acordo com a ONU para esses objetivos serem alcançados as nações deveriam localizar as ações dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio estendendo-as ao âmbito municipal atuando assim, diretamente sobre os bolsões de pobreza e miséria para alcançar os resultados globais, uma vez que os indicadores locais muitas vezes são distorcidos pelas médias nacionais.
Para implantar os ODMs nas cidades os gestores encontram alguns instrumentos como o Portal ODM e a Agenda de Compromissos Dos ODMs. (www.portaladm.com.br) e (www.agendacompromissosodm.planejamento.gov.br) Mas o que realmente faz o sucesso do projeto é a energia transformadora da sociedade civil brasileira para fazer o Brasil avançar, assegurando uma qualidade de vida mais digna à população dos municípios.
Em Palmas, o Rotary Club para atender os ODMs realizou o projeto: Melhor idade na modernidade. Nesse projeto aplicado no Lar dos Velhinhos Nossa Senhora das Graças, o Rotary fez a doação de um ambiente especial com computadores, mesas, cadeiras, para lhes proporcionar um contato com a modernidade, estimulando-os ao conhecimento, lazer, diversão. Para oferecer sustentabilidade ao projeto o Interact Club de Palmas que é um grupo de jovens de 12 a 18 anos de idade acompanhados e orientados pelos rotarianos de nossa cidade, realizam visitas periódicas ao asilo com o objetivo de auxiliar e estimular a inclusão digital dos moradores da instituição.
A realização desse projeto foi viabilizado pelas promoções que o Rotary Club de Palmas desenvolve, juntamente com recursos da Fundação Rotária através do subsídio distrital – verba destinada a atender as necessidades das comunidades locais e mundiais.
No dia 20 de agosto de 2015, em um evento promovido pela FIEP em Curitiba, o Rotary Club de Palmas, recebeu o Selo ODM, por suas práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Essa certificação é destinada a empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam projetos que contribuem para o alcance dos ODM e, consequentemente, com o desenvolvimento local.
Para o Rotary Club de Palmas o recebimento desse selo gera uma motivação para continuarmos em nossa missão de prestar serviços a comunidade, implementando projetos humanitários e sustentáveis para melhoria das condições daqueles que mais precisam.






