Mensagem do Presidente 2013/14
O que é Rotary?
Esta pergunta ouvimos com freqüência, das pessoas com quem nos relacionamos, ou a quem nos apresentamos para falar de Rotary.
Não por suposta inexpressividade, mas exatamente pelo contrário, pela presença atuante e constante em todo o mundo e em todas as situações, o que leva as pessoas a se interessarem e conhecerem mais sobre a Instituição.
Também nós rotarianos, que vivenciamos o dia-a-dia de ser e fazer Rotary, muitas vezes, paramos para refletir sobre o que é Rotary, conceito que vai muito além das informações objetivas e de sua história.
Poderíamos explorar características, comportamentos e atividades, como por exemplo, “prestação de serviços”, internacionalidade, companheirismo, profissões, boa vontade, compreensão mundial, ética, respeito ao ser humano, e estaríamos fundamentando Rotary.
Mas, nesta mensagem que marca o início do Ano Rotário 2013-2014 e que temos a honra e alegria de estar sempre entre tantos amigos, rotarianos e não rotarianos, me limitarei a transmitir algumas informações sucintas, sobre esta Instituição centenária e reconhecida mundialmente.
E começo respondendo, de forma objetiva, a pergunta “ O que é Rotary?”
Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários que fomentam “um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.
É a maior Organização Não Governamental do mundo.
Fundado em 23 de fevereiro de 1905, por Paul Harris, em Chicago, USA, o Rotary é membro permanente da Organização das Nações Unidas – ONU. Juntamente com o Vaticano e a Cruz Vermelha, são os únicos membros que não são países, mas que pela sua importância, têm assento permanente na ONU.
O Rotary está presente em 215 países, tendo em sua estrutura 532 distritos que aglutinam 34.491 clubes e mais de um milhão e duzentos mil rotarianos.
No Brasil somos mais de 56 mil Rotarianos, distribuídos em 2.378 Clubes e 38 Distritos.
A cada Ano Rotário – que inicia em 1º de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte - acontece a salutar alternância na estrutura administrativa do Rotary, em todos os níveis. Começando na Presidência do Rotary International e chegando até os clubes.
O Presidente do Rotary International Eleito escolhe o Lema que motivará e dará uma direção única a todos os projetos e ações de todos os distritos e clubes no mundo inteiro.
O lema definido para este ano, pelo presidente Ron D. Burton é: “Viver Rotary - Transformar Vidas”.
Palavras do Presidente Internacional do Rotary: "Quando nos damos conta do que podemos conquistar através do Rotary – quando realmente vivemos Rotary – é quando transformamos vidas. Mudamos a vida de pessoas que precisam de nós, e ao longo do caminho, nossas vidas também se transformam. Por isso nosso lema de 2013-2014 é: Viver Rotary, Transformar Vidas .
Abramos os olhos para nosso potencial em Rotary. Através do Rotary podemos nos superar, e fazer parte de algo maior que nós mesmos. Recebemos mais em troca do que damos.
Com esta mensagem, dirigo-me aos que ainda não são rotarianos.
Não são rotarianos no papel, mas que em seus corações podem sim se considerar, pois antes de ingressar na minha caminhada rotária, já sentia em mim o desejo de ajudar o próximo, de dar oportunidades as quem a deseje, de retornar a sociedade um pouco do que ela me proporcionou.
Quando me perguntam porque dispenso parte de meu tempo em prol do projeto que realizo com jovens para a prática de esportes através do tênis de mesa, sem receber nada em troca e muitas vezes se utilizando de recursos próprios para dar continuidade ao projeto, respondo: Se apenas um destes jovens deixou de estar em má compania que o poderia levar ao uso de drogas, e foi levado ao caminho do esporte e da saúde, já valerá todo o esforço.
Agora quero me dirigir, especificamente às companheiras e companheiros do Clube.
Temos metas a alcançar. Ações que já foram discutidas no âmbito do Conselho Diretor e outras que serão discutidas com todos os companheiros e agregadas ao Planejamento Estratégico. Todos esperamos por resultados. Mas os resultados só aparecerão se houver o comprometimento e o envolvimento de todos e de cada um.
Cada um do clube tem sua habilidade e jeito de agir, e, é assim que sinto encorajado em assumir esta função, aproveitando a habilidade e destreza de cada um para alcançarmos os objetivos durante este ano rotário.
Sinta em seu coração esta vontade "dar de sim, sem pensar em si", pois isto já será meio caminho andado para a realização de nossos projetos.
E por fim agradeço a Deus, por colocar em meu caminho esta missão, e as três mulheres da minha vida, minha esposa, e minhas princesinhas Júlia e Luiza, pois sem o apoio da família jamais teria condições de seguir com meus projetos pessoais, profissionais e a busca por um mundo melhor.
Anderson da Silva
Presidente do Rotary Club de Manoel Ribas 2013/2014






