Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Dos dias 3 a 7 de setembro será realizada a segunda etapa do Programa Mobilidade Para Todos, no qual será realizada a Expedição Humanitária Xavante.
A expedição liderada pelo Distrito 4630, contará com a presença do Secretário Especial da Saúde Indígena (SESAI), Robson Santos da Silva, além de cinco governadores dos distritos rotários, sendo eles:
Sérgio Baseggio, Governador do Distrito 4640, e sua esposa Marta Cella Baseggio
Wilson Pereira de Godoy, Governador do Distrito 4630, e sua esposa Hebe
Zozoel de Paula, Governador do Distrito 4440, e sua esposa Regina Célia
Paulo Roberto Balla, Governador do Distrito 4710, e sua esposa Aureliana
Arthur Harbs, Governador Eleito 2022/23 do Distrito 4710
Serão entregues 180 cadeiras de rodas, sendo 131 para a etnia Xavante, 8 para a etnia Xingu e as demais para as comunidades de Barra do Garça e Nova Xavantina. Serão doados também 50 colchões, 820 vestidos, 53 bolas, 60 bonecas em tecido, mais de 300 roupas íntimas infantis, 500 sabonetes e 500 cremes dental.
Os colchões são doações das empresas Gazin e Prorelax, além do apoio da Dita Vestidos, Paninhos com Amor e Provopar Maringá.
O projeto Rotary Mobilidade Para Todos já enviou as 180 cadeiras de rodas para região e está envolvendo a Família Rotária dos Rortarys Club de Barra do Garças, de Barra do Garças Águas Quentes, Nova Xavantina e Água Boa.
Para Sérgio Baseggio, do Distrito 4640, há muita expectativa. “Estamos bem ansiosos para estar junto da aldeia indígena. Uma experiência única. É um grande aprendizado, desde conhecer um pouco mais desta cultura importante para a construção do nosso país, a entender as suas necessidades”, comenta.
O Distrito 4640 participa do Projeto Mobilidade para Todos em parceria com o Distrito 4630 desde 2019, e segundo a coordenadora do projeto para o Distrito 4640, Eunice Fabiana Kaefer, do Rotary Club de Cascavel Sonhar, quase 500 cadeiras foram disponibilizadas até hoje. Esta parceria possibilitou ao Distrito participar da expedição à aldeia Xavantes. “Essas cadeiras de roda são essenciais para os indígenas, por isso estamos felizes em poder fazer essa ação humanitária junto com os demais Distritos e Rotarys Clubs", pontua Fabiana.
Também estarão participando da expedição:
Claudinei Waterkemper – Rotary Club de Maringá SUL
Jocelito Bernardo – Rotary Club de Maringá SUL
Eunice Fabiana Kaefer – Rotary Club de Cascavel Sonhar
Paulo E. Krambeck da Silva – Rotary Club de Maringá Parque do Ingá
Renata G. Mestriner Krambeck – Rotary Club de Maringá Parque do Ingá
Marlon Vinicios Siqueira Nascimento – Rotary Club de Maringá Parque do Ingá
Inez de Fátima Godois Alcarria – Apoio/Convidada
Valmir Alcarria – Apoio/Convidado
Joelson Pereira Santos Mecânio – Convidado
Leonir Moreira dos Santos – Apoio/Convidado
Milton Tamaki Nakashima – Líder da expedição
Oreco Alves Teixeira – Apoio/Convidado
Vinícius de Moraes Guilherme – Videomaker
Renato Coneglian – Presidente Rotary Club de Maringá ACIM
Romário Custódio Jales – Imagem Pública Distrito 4440
Fábio Dadalt Pedrotti – Imagem Pública Distrito 4440
Joelcirney Klimaschews – Secretário Distrital Executivo Distrito 4440
Empoderamento significa tornar algo poderoso, permitir que possa ter domínio sobre a própria vida e capacidade de tomar decisões sobre o que lhe diz respeito. Para meninas e mulheres, essa ação é importante para enfrentar as desigualdades. Desde 2019, promover a participação feminina é um compromisso rotário e, em 2021, a instituição irá centrar esforços em projetos que incentivam o empoderamento de meninas nas comunidades em que os Rotary Clubs atuam.
Vulnerabilidade e desigualdades
No Brasil, mulheres ganham 77% do salário dos homens, são responsáveis pela maior parte dos afazeres domésticos e 1 em cada 4 brasileiras já sofreu violência doméstica, apesar de representarem mais da metade da população (51%) e ter mais formação educacional que os homens. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (Pnad Contínua) do IBGE, realizada em 2019. O quadro é ainda pior sobre as meninas: elas são quase o dobro dos meninos fora da escola e sem atividade remunerada, são registrados 6 abortos por dia em meninas de 10 a 14 anos estupradas e ter filhos é um fator decisivo para a evasão escolar. Meninas em situação de vulnerabilidade correm mais riscos de terminar em relacionamentos abusivos, levando a gravidez precoce e ao abandono escolar.
Para mudar esse cenário, o empoderamento feminino é uma das iniciativas propostas pelo presidente Shekhar Mehta para este ano rotário. O objetivo é que os clubes criem projetos capazes de transformar positivamente a vida de meninas em suas comunidades locais. “Temos o poder de liderar mudanças pela igualdade de gênero, e cabe a nós fazer mais projetos que promovam maior acesso à educação, melhores cuidados de saúde, mais emprego e igualdade a meninas e mulheres em todas as esferas da vida. As meninas são as líderes do amanhã, e é nosso dever ajudá-las a moldar o seu futuro”, afirma o presidente de Rotary International, Shekhar Mehta.
O Distrito 4640 aceitou esse desafio e está desenvolvendo ações para promover o empoderamento em comunidades paranaenses. O foco será na educação e capacitação de mulheres para o mercado de trabalho, além de palestras de conscientização e combate à violência contra a mulher. Esses projetos se enquadram no “Empoderamento de Meninas”, a exemplo dos dois projetos a seguir.
Projeto “Semáforo da Afetividade”
Inicialmente idealizado pelo Rotary Club de Pato Branco Guarani, em parceria com o Núcleo Maria da Pena (NUMAPE) da cidade de Francisco Beltrão, o projeto “Semáforo da Afetividade” tem como objetivo promover o empoderamento de meninas do Distrito 4640 por meio de conscientização sobre as formas de violência nos relacionamentos afeitos.
O desenvolvimento do projeto se dá em três etapas: em primeiro lugar, pela confecção e impressão de cartilhas informativas. Na sequência, pela formação/capacitação de voluntários que estarão habilitados para a terceira etapa, que consiste na entrega da cartilha e aplicação do conteúdo proposto de forma lúdica, com acompanhamento pedagógico, para alunos da rede estadual de ensino pertencentes a faixa etária de 12 e 13 anos, abrangendo o sexto e o sétimo ano do Ensino Fundamental II.
O conteúdo informativo da cartilha elaborado pelo NUMAPE no ano de 2019-2020, conta uma história em quadrinhos que busca conduzir os alunos e alunas para uma reflexão sobre a violência nos relacionamentos a partir das cores de um semáforo, no qual, a cor verde representa um relacionamento saudável, a cor amarela um chamado para atenção aos comportamentos inadequados e desrespeitosos; a cor vermelha representa situações de um relacionamento violento e abusivo, apontando para as formas de violação de direitos e canais para denúncia. Esse projeto foi construído desde 2018, visando à prevenção das várias formas de violência, especialmente na prevenção da violência doméstica, situação que foi agravada pela pandemia do Coronavírus, pela ótica da educação como melhor caminho para a prevenção e o combate à violência.
Projeto “Faça Bonito”
18 de Maio é o dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças de Adolescente. Desde 2016, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS e o Conselho Tutelar de Medianeira, o Rotary Club de Medianeira Rio Alegria participa do projeto “Faça Bonito”, que tem como objetivo sensibilização a população em relação a data.
Neste ano, foram “plantadas” flores na Praça Ângelo Darolt, como símbolo da campanha, para chamar a atenção das pessoas para este assunto tão importante.
As flores foram confeccionadas pelo Rotary Rio Alegria e alunos dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais (enquanto as crianças, que têm em torno de 9 e 10 anos, confeccionavam as flores os professores de arte iam contando a história da flor inocente, instruindo a criança como se proteger e não se calar diante algum abuso).
Foram cerca de 1.300 flores, distribuídas além da praça central, na Prefeitura Municipal, nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro, escolas e outros locais públicos.
Considerando a importância da Campanha, vários parceiros apoiaram e contribuíram para os materiais utilizados neste ano, são eles: Acime, Cresol, Espaço 3, Friella, Frimesa, Lar, Sicoob, Sicredi, UDC e Unimed.
Além dos locais citados anteriormente, o Rotary Rio Alegria adesivou o comércio local com a flor da campanha, reforçando ainda mais o alcance deste símbolo e seu significado.
O lema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes” lembra a nós, rotarianos, que a responsabilidade é de todos, e as denúncias devem ser encaminhadas para os órgãos competentes como o Disque 100 e o Conselho Tutelar.
Por ser um ano de pandemia foram realizadas uma série de lives abordando assuntos relacionados ao tema.
Empoderamento no Paraná
Seguindo as orientações do Rotary International, as zonas e distritos rotários elegeram embaixadoras e coordenadoras para as iniciativas de empoderamento feminino. Embaixadora da zona 23-A e Governadora Distrital 2020/21, Anaides Orth explica que as ações são resultado do trabalho conjunto e troca de ideias entre as coordenações regionais e governadorias dos distritos.
Entre os diversos desafios enfrentados por meninas e mulheres, foram elencados para atuação do Rotary: a falta de acesso à educação, casamento infantil, abuso e exploração sexual e a falta de informações sobre saúde básica. “Estamos orientando os clubes a promover iniciativas que mostrem como a educação sempre foi e continua a ser o caminho. Podem ser projetos ou fóruns de informação apresentando formas de garantir a presença das meninas nas escolas, acesso à informação e perspectivas de futuro”, explica Anaides.
Como promover o empoderamento feminino?
Todos podem participar no empoderamento de meninas e mulheres. Preparamos uma cartilha com as principais informações sobre o assunto, acesse em: https://url.gratis/eAaMck.
Você também pode fazer parte dessa transformação junto com o Distrito 4640! Para saber como, entre em contato pelos números:
Anaides Pimentel da Silva Orth | Embaixadora de empoderamento na Zona 23-A - Telefone: (41) 9 9976-9856
Sonia Taube Linero | Coordenadora Assistente de Empoderamento da Zona 23-A, Distrito 4640 e Governadora 2018/19 – Telefone: (45) 9 8405-8232
Como forma de divulgar os trabalhos realizados pelo Rotary, na última segunda-feira (16), a Coordenação Regional da Imagem Pública Região 31, sob mediação de Gesner Dias Junior, foi realizada uma entrevista sobre o programa “Empoderamento de Meninas”.
Os entrevistados foram a Governadora 2019/2020 e Coordenadora do programa para a zona 23-A, Anaides Pimentel Orth Silva, o atual Governador do Rotary Distrito 4640, Sérgio Baseggio, e a Governadora 2018/2019 e Coordenadora Assistente do Rotary Distrito 4640, Sônia Taube Linero, que falaram sobre o programa e o que vem sendo feito no Distrito 4640.
A entrevista, que está disponível no Instagram do Rotary Região 31 (@rpic31), foi de muita informação. Para Gesner, “foi um momento muito marcante para todos nós, dar essa atenção, ainda mais que estamos vivendo em um momento que estamos falando de diversidade, equidade e inclusão”.
O programa “Empoderamento de Meninas” busca a igualdade como um direito fundamental e necessário para um mundo pacífico, próspero e sustentável, ainda que meninas e mulheres em todo o mundo enfrentam desigualdades em áreas como saúde, educação, mercado de trabalho e pela violência de gênero. A divisão do empoderamento está por zonas e são três no Brasil, a que compreende o Distrito 4640 é a 23-A, sob a coordenação da Governadora Anaides Orth.
Segundo Sônia Taube Linero, é um assunto tão rico e nobre. O Rotary tem voz, tem credibilidade, espero que este seja o início de um trabalho lindo que poderemos desenvolver com os clubes sempre visando fazer mais projetos que promovam maior acesso à educação, melhorias nos cuidados com a saúde, mais emprego e igualdade a meninas e mulheres em todas as esferas da vida. Segundo o nosso Presidente, Shekhar Mehta, as meninas são as líderes de amanhã, e é nosso dever ajudá-las a moldar o seu futuro”.
Para Sérgio Baseggio, “estamos reforçando projeto e programas como o ‘Empoderamento de Meninas’. Cada vez mais, companheiras de Rotary estão fazendo parte desse programa, isso fará uma diferença enorme. Teremos nos próximos meses muitas ações sobre esse tema”.
Empoderar meninas significa apoiá-las para garantir que suas necessidades básicas sejam atendidas, além de trabalhar para transformar as estruturas e instituições que reforçam e perpetuam a discriminação e desigualdade de gênero. O programa busca ajudas as meninas a desenvolverem autoconfiança, serem vozes e serem ouvidas.
Projetos realizados
E o Distrito 4640 já está fazendo a seu papel. Dois projetos ganham destaque no empoderamento, um deles é uma cartilha no qual consta informações que auxiliam às meninas e mulheres a terem informações a respeito de seus direitos, que é um projeto do Rotary Club de Pato Branco Guarani, pela companheira Raquel Iagnecz.
E o outro projeto, de nome “Faça Bonito”, com ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (18 de Maio), foi realizado pela companheira Roberta Nascimento, do Rotary Club de Medianeira Rio Alegria, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), de Medianeira.
Nosso navio parou hoje na cidade de São Miguel do Iguaçu, levando o nosso Governador do distrito 2021-2022 Sergio e Marta Baseggio para fazer uma visita ao Rotary Clube desta cidade. E foi recepcionado pelo presidente do clube Laerte Serhwantes e os companheiros de clube.
Na visita o governador presenciou a admisão no clube de dois companheiros, visitou projetos do clube na cidade, e desejou sucesso ao presidente Laerte em sua gestão.
Fotos: Reinaldo Santos Santana-Rotary clube de Foz do Iguaçu-Ponte.
Rotary lança campanha “Informação Salva Vidas”, como apoio à vacinação contra a Covid-19. Um reforço que une rotarianos e a comunidade para esclarecer dúvidas e incentivar a vacinação.
#InformaçãoSalvaVidas foi concebida e desenvolvida com base em evidências científicas chanceladas pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), agência da Organização Mundial de Saúde para as Américas (www.paho.org). A campanha tem como objetivo de afirmar que as vacinas funcionam e que o Rotary acredita no poder da informação no combate às doenças.
Os eixos estruturais propostos são a informação segura, o apoio à imunização e à visibilidade de projetos e ações dos Rotary Clubs do Brasil durante a pandemia sanitária da Covid-19.
O coordenador da campanha e E/MGA coordenador de grandes doações da Fundação Rotária zona 24B 2019/2022, Henrique Vasconcelos, diz que a criação dessa campanha é de extrema importância para o atual cenário, além de mostrar o que o Rotary está fazendo a respeito. “A nossa preocupação é esclarecer para a comunidade e para os próprios rotarianos dúvidas sobre higienização, procedimentos de segurança e, claro, a preocupação em incentivar a vacinação. Sabemos que temos um longo caminho pela frente, mas com força e cooperação vamos conseguir vencer essa batalha”, explica.
Para o Governador do Rotary Distrito 4640 gestão 2021/2022, Sergio Baseggio, “isso é um compromisso do Rotary. Acredito que seja fundamental a realização da campanha, uma vez que o Rotary tem uma credibilidade muito grande. O que os rotarianos falam e fazem têm credibilidade, pois são formadores de opinião. E há muito já fazemos várias campanhas de vacinação para erradicação de doenças, como é o caso da Polio. É nosso dever estarmos a frente, agora, da Covid-19”, comenta.
Conforme reunião que aconteceu ontem (15), com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no qual o governador frisou a importância da campanha para levar informações à população. Na ocasião, a OMS reconhece o trabalho do Rotary.
O Rotary é uma organização internacional presente em mais de 200 países, formada por profissionais voluntários de várias idades, gêneros, raças, credos, idiomas, e pelos esforços que desenvolvem na imunização contra a doença viral epidêmica, têm voz, resultado e credibilidade para afirmarem que vacinas funcionam a salvam vidas.
Para mais informações, acesse: informacaosalvavidas.com.br
Nesta sexta-feira ,o Rotary Clube de Santa Terezinha de Itaipu fez a troca de presidente saindo o presidente gestão 20-21 Luiz Carlos e entrou o presidente gestão 21-22 Marcos Soares da Silva , sob o Lema Rotário "Servir para Transformar Vidas" , em seu primeiro discuso ele agradeceu aos companheiros pela confiança depositada e em seu juramento prometeu fazer uma gestão voltada a comunidade, esperando a colaboração de todos os companheiro do clube.
Também presente a prefeita de Santa Trezinha de Itaipu Karla Francieli Galende falou sobre a parceria da prefeitura com o Rotary, e a importância desta para a comunidade.
O Governador Assistente Marcos Lobregati falou sobre o significado da palavra Rotary é familia.
Fotos de Reinaldo Santos Santana Rotary clube de Foz do iguaçu-Ponte.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.